Contribui sempre pelo teto do INSS e qual o valor de minha aposentadoria?

O INSS faz o cálculo da aposentadoria pelo sistema atual, somando todas as contribuições deste 1994 até a data do pedido da aposentadoria. O cálculo para corrigir o valor da contribuição é feito mês a Mês e no final serão eliminados 20% das menores contribuições e a média é feita sobre os 80% restantes. Nunca o valor final para receber de benefício vai dar o teto, sempre fica abaixo.

No seu caso, se até agora recolheu sempre pelo teto, então tem 20% que pode recolher pelo mínimo sem fazer diferença nenhuma no cálculo da aposentadoria.

Lembrando que isso é pela lei atual

Pela nova lei dizem que quem tem menos de 50 anos vai ter que esperar a nova idade mínima que dizem ser 65 anos, nada ainda confirmado.

A dúvida é a seguinte, como ela já cumpriu os 30 anos de contribuição, tem seu direito garantido para se aposentar já, portanto, a nova lei deverá levar em conta isso.

O conselho é o seguinte, ficar de olho o que será alterado nas aposentadorias com a nova lei para tomar uma decisão de
  • Se aposentar já pelo Fator Previdenciário mesmo perdendo um pouco, mas não terá que esperar até os 65 anos. (perde de 30 a 40%)
  • Aguardar mais  4,5 anos (conta um de contribuição e um de idade) e se aposenta pelo 85/95 com o valor integral (Caso a nova lei não acabe com o 85/95)

Estes 2,5 anos poderá recolher pelo mínimo que não vai influenciar no cálculo final.

 

 

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Por: fslonikEm: 23 de novembro de 2016 | Em Perguntas e Respostas  |

2 respostas para “Contribui sempre pelo teto do INSS e qual o valor de minha aposentadoria?”

  1. rita disse:

    Gostaria de saber como posso obter a tabela do INSS para saber qual o valor máximo que deveria contribuir mês a mês desde 1994 para ter direito ao teto da previdência para me aposentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *