Como conseguir remédio caro de graça

Você sabia que o SUS também pode custear remédio caro?

Saiba mais

Fazer curso universitário de graça com o ProUni

Tabela de contribuição mensal do INSS

Você já deve ter passado por isso: estar meio doente, ir ao médico e, na hora de comprar o remédio receitado, se perguntar como e por que o medicamento pode ser tão caro.

Como remédios e comida são considerados itens de primeira necessidade, é obrigação do Estado provê-los a quem deles necessitar, sejam eles de baixo ou de alto custo.

No entanto, são poucas as pessoas que conhecem seu direito em relação a isso e, por desespero, medo ou desconhecimento, acabam gastando muito dinheiro em seus tratamentos médicos.

Se você faz tratamentos médicos de longo prazo e não consegue mais pagar por eles, fique de olho no texto a seguir.

Como conseguir remédio caro pelo SUS sem pagar nada

Bem diferente do que os remédios que a gente quase sempre consegue na farmácia do hospital ou do posto de saúde são alguns remédios de alto custo. Alguns, pasmem: podem chegar a custar até 15 mil reais – sim, é isso mesmo.

E por serem tão caros, o Brasil desenvolveu ao longo de sua história desde a consolidação do SUS formas de garantir que o acesso à saúde seja universal, efetivamente. Uma delas foi garantir que os remédios de alto custo também possam chegar até quem necessita deles.

Para isso, na unidade de saúde onde o paciente é consultado, é necessário que o médico preencha as duas vias da receita médica de requisição para remédio de alto custo, juntamente com o chamado LME, que é um formulário em que se descrever por quais razões se solicita tal medicamento.

Aí então, de posse de RG e cartão do SUS, da guia LME e também da receita médica, basta ir até uma unidade da Secretaria de Saúde do seu Estado ou do seu município e proceder com os devidos trâmites e, sempre mesmo, guardar cópias de todos os documentos e protocolos lá recebidos.

Isso é essencial para que, se negado pelo órgão responsável, o paciente possa se munir de provas para comprovar junto à Justiça que necessita de tal medicamento e que seguiu os trâmites para solicitá-lo junto às secretarias de saúde.

Você também pode conseguir remédio de graça em farmácias

Você já deve ter visto por aí grandes adesivos indicando na porta de farmácias “aqui tem remédio de graça”. E, saiba: é de graça mesmo.

Se você possui diabetes, asma ou hipertensão, saiba que não precisa pagar por alguns remédios como insulina, por exemplo. Basta se dirigir a uma farmácia de posse de seus documentos e receituários médicos e retirar, todos os meses, seu tratamento de saúde de graça.

 

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

3 respostas para “Como conseguir remédio caro de graça”

  1. Leandro de Jesus Reimberg disse:

    Boa noite me chamo Leandro, faço tratamento continuo de reposição hormonal com o remédio chamado NEBIDO, ele custa na faixa de R$460,00 Á mais de R$500,00 em algumas farmácias . Será que com esse programa do SUS eu conseguiria esse remédio de graças?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *