Em agosto você poderá sacar o seu PIS ou PASEP

  • Saque do PIS;
  • Abono salarial;
  • Contas inativas do PIS.

Se você foi uma das pessoas que não conseguiu receber suas cotas do PIS ou do PASEP no último mês, pode ficar tranquilo porque a partir do dia 14 de agosto será possível receber o saldo ao qual você tem direito.

Saiba mais

Aposentadoria normal ou especial

O sonho da casa própria: o que fazer para financiar pelo Minha Casa, Minha Vida?

A medida vale tanto para pessoas que trabalham no serviço público – e que recebem através do PASEP – quanto para aquelas que trabalham na iniciativa privada – e que recebem através do PIS.

O que é o PIS / PASEP?

Essas cotas dizem respeito a um ajuste salarial – tal como um 14º salário – que é disponibilizado para todas as pessoas que trabalharam pelo menos 30 dias no ano de cálculo com carteira assinada – quando na iniciativa privada – ou com contrato de trabalho – quando no serviço público.

Para ter direito, além de ter tido vínculo empregatício por no mínimo 30 dias do ano anterior, também é necessário que tenha se ganhado até no máximo dois salários mínimos e que a pessoa contratante tenha feito o recolhimento dessas cotas direcionadas ao PIS ou PASEP.

O cálculo é feito da seguinte maneira: o valor de um salário mínimo é distribuído por 12 meses e depois é calculado sobre a quantidade de meses que a pessoa efetivamente trabalhou.

Quem pode sacar as cotas do PIS / PASEP?

A princípio, em 2017 o governo federal permitiu que as pessoas pudessem fazer o saque do saldo das contas inativas do PIS / PASEP. Esses valores diziam respeito às cotas de empregados com mais de 57 anos ou para aqueles trabalhadores que já tinham ficado mais de três anos sem registro profissional em carteira.

Nessa primeira fase que foi encerrada no mês de junho, foram mais de 1 bilhão de reais sacados das contas inativas e agora, a partir do dia 14 de agosto até o dia 29 de setembro, as pessoas que ainda não fizeram o saque de suas contas inativas poderão ter esse rendimento extra.

Como fazer para sacar os recursos?

É muito importante que você se dirija ao banco correspondente portando a sua carteira de trabalho. Se você for funcionário público, dirija-se ao Banco do Brasil para solicitar o saque da conta inativa do PASEP. Se você for funcionário da iniciativa privada, vá até uma Caixa Econômica Federal.

Lá, farão a apuração dos seus dados sociais e agendarão uma data para retorno e saque de suas cotas inativas.

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Por: Guia GovernoEm: 4 de julho de 2018 | Em PIS/PASEP  | Tags: , ,  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *