Não fez o alistamento militar? Saiba como resolver

  • Prazo do alistamento militar;
  • Serviço militar;
  • Alistamento militar obrigatório.

Se você completou ou completará 18 anos nesse ano e perdeu o prazo de 30 de junho para fazer o seu alistamento militar obrigatório, saiba que está em débito com o serviço militar e precisa resolver a sua situação junto ao Exército.

Saiba mais

Aposentadoria normal ou especial

O sonho da casa própria: o que fazer para financiar pelo Minha Casa, Minha Vida?

Para regularizar a sua situação junto ao serviço militar, é necessário que você faça o pagamento de uma multa de R$ 4,20. Para fazer o pagamento, basta ir a uma junta do Serviço Militar em seu município. Para saber qual é o lugar mais próximo da sua casa, é possível fazer uma busca clicando aqui.

Quando você for à junta, leve consigo uma certidão de nascimento ou o seu documento de identidade, um comprovante de residência – que pode ser a conta de água ou de energia elétrica – e também uma foto do tipo 3×4 recente, que você pode solicitar como sendo para o serviço militar.

Ela deve ser tirada de frente, sem qualquer tipo de retoque e, preferencialmente, em preto e branco.

O que pode acontecer se eu não fizer o meu alistamento obrigatório?

Se você acha que a multa de R$ 4,20 é um valor baixo a se pagar e pode deixar para resolver a sua situação, saiba que muitas coisas práticas e cotidianas dependem do seu documento de alistamento.

Quem deixa de regularizar a sua situação junto ao serviço militar não consegue emitir um passaporte ou mesmo até de prorrogar a validade do documento. Também não pode ser admitido como funcionário de qualquer instituição ou empresa oficial, sendo, portanto, incapaz de assumir cargo público.

Se você ainda acha que isso não é ruim o suficiente, o jovem que deixa de regularizar a sua situação não pode fazer matrícula em qualquer tipo de estabelecimento de ensino, seja ele público ou privado, de fazer concurso público, de trabalhar em qualquer tipo de função pública, mesmo aquelas que são feitas por meio de nomeação.

Também não é nem possível conseguir emitir a carteira de trabalho, estando, portanto, a pessoa impedida de sequer ter uma profissão regulamentada e regularizada.

Assim, se, por ventura, você ou algum amigo perdeu o prazo para fazer o alistamento militar é mais do que importante ir logo resolver essa pendência para não ter futuras complicações.

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *