Agendamento INSS

Agendamento inss

Agendamento para ser atendido no INSS pode ser feito por telefone ou pelo site e é a forma mais eficiente de não perder muito tempo para procurar saber de uma série de direitos e deveres. A Previdência Social tem um sistema que funciona muito bem para resolver assuntos de seus segurados, pelo menos em uma grande maioria das agências.

O agendamento no INSS é gratuito e sem nenhuma taxa extra para ter sua informação por escrito.

Agendamento INSS por telefone número 135

ou direto pelo site

Veja como agendar atendimento no INSS pelo site aqui: Agendamento INSS

Agendamento telefone

Quem estiver impossibilitado por algum motivo de comparecer ao INSS, pode nomear um procurador que irá representa-lo, bastando para isso preencher um formulário dando poderes para este fim.

Administrador Provisório

Para requerimento de benefício previdenciário ou assistencial, não será necessária a apresentação de documento que comprove andamento de ação judicial referente a representação de beneficiário civilmente incapaz.

Para recebimento de valores de benefício ativo, se a ação judicial estiver em andamento mas ainda sem expedição de termo provisório ou sentença, bastará a apresentação de documento que comprove o andamento da ação.

O pagamento de benefícios ao Administrador Provisório será feito pelo prazo de 6 meses sendo que sua continuidade dependerá de nova comprovação do andamento do respectivo processo judicial de tutela ou curatela.

O dirigente de entidade de atendimento de que trata o art. 90 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, na qualidade de guardião da criança ou adolescente abrigado, será autorizado a requerer ou receber o benefício devido ao menor sob sua guarda, mediante a apresentação dos seguintes documentos:

  • guia de acolhimento institucional familiar, devidamente preenchida e assinada pela autoridade judiciária;
  • comprovação da qualidade de dirigente da entidade;
  • documento de identificação pessoal, em que conste seu CPF, e
  • declaração de permanência (a declaração de permanência deverá ser renovada pelo dirigente da entidade, a cada seis meses, para fins de manutenção do recebimento do benefício).

Documentos exigidos pelo INSS para pedido de aposentadoria:\ por tempo de contribuição:

  • Documento de identificação com Foto
  • Número de Identificação do Trabalhador – (NIT/PIS/PASEP)
  • CPF
  • Carteira de Trabalho
  • Carnês de Contribuição (Guias da
    Previdência Social – GPS)
  • Outro documento que comprove o exercício de atividade e/ou tempo de contribuição

A qualquer tempo o segurado poderá solicitar uma contagem de tempo de contribuição para saber exatamente o que o INSS tem no seu banco de dados e caso falte alguma empresa na lista, terá tempo de ver como fazer para que estes dados sejam incluídos e somados no seu tempo.

Gostou? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: