Como agendar atendimento no INSS

Hoje o INSS tem uma estrutura eficiente para atender os segurados de uma forma simples e prática, funciona muito bem e para isso, basta seguir algumas normas básicas, como primeiro passo, o agendamento de atendimento que pode ser por telefone ou internet.

Não é necessário contratar os serviços de um advogado para entrar com qualquer tipo de pedido junto ao INSS, como, pedido de aposentadoria, revisão dos benefícios, levantamento do tempo de contribuição ou qualquer outro. Pegando um advogado, você só vai estar tendo que pagar de 20 até 30 % do montante que irá receber de honorários ou outro valor previamente acertado.

A contratação de advogado, só é viável, caso o INSS negue seu pedido inicial, aí, um profissional sobre assuntos previdenciários poderá recorrer junto a Justiça Federal, provando de que você tem razão e exigindo que o INSS cumpra o que determina a Lei. Até na Justiça Federal, você poderá ingressar diretamente, sem ter que pagar um advogado, só que, não entendendo de leis, será muito mais complicado argumentar e exigir seus direitos.

Agendamento eletrônico pode ser para

Consulta de benefícios:

  • Requerimento do Auxilio doença
  • Consulta às Pericias Médicas Agendadas
  • Marcação de exame médico pericial para fins de reexame de auxílio-doença
  • Pedido de prorrogação e Reconsideração – (PP/PR)
  • Requerimento do salário maternidade
  • Requerimento de pensão por morte para dependentes de segurado(a) que recebia benefício
  • Revisão de benefícios
  • Lista completa de documentos solicitados pela Previdência Social
  • Lista completa de formulários solicitados pela Previdência Social

Consulta de processos diversos junto ao INSS:

  • Consulta aos processos de concessão inicial de benefícios
  • Consulta aos processos de revisão de benefícios
  • Consulta às decisões das Câmaras e Juntas de Recursos da Previdência Social
  • Consulta à revisão do teto

No balcão do INSS e no site, é possível saber sobre:

  • Como fazer a inscrição
  • Como fazer o cálculo de Contribuições que não foram recolhidas
  • Quais as formas de contribuição para a previdência social
  • Que tipos de rocolhimentos fazem parte do Plano Simplificado de Previdência Social
  • Como solicitar a devolução de pagamentos indevidos ou pagos por engano para a previdência
  • Como fazer o parcelamento de contribuições em atrazo
  • Informações sobre a arrecadação da previdência
  • Tabela para simular as contribuições atrasadas
  • Tabela de contribuição mensal
  • Tabela de incidência de contribuição PDF
  • Declaração de Regularidade da Situação do Contribuínte Individual
  • Acerto de recolhimentos

Consulte o site do INSS e fique sabendo tudo sobre o sistema.

Faça aqui o seu agendamento para atendimento no INSS.

Ou, ligue para 135 – De segunda a sábado, das 7h às 22h.

  • Telefone fixo: Ligação gratuita.
  • Telefone público: Ligação gratuita.
  • Telefone celular: Custo de ligação local

A Previdência Social é um sistema que abrange todos os brasileiros, assegurando e garantindo uma série de benefícios e a sua aposentadoria, por isso, é de suma importância pagar as mensalidades para ter garantido os seus direitos. Hoje qualquer pessoa pode contribuir e ter os benefícios: Donas de casa, Trabalhadores ambulantes e até quem não tem nenhuma profissão, basta fazer uma inscrição e começar a pagar um valor mínimo que hoje é de pouco mais de 30 reais.

Modalidades de pagamentos: Empregados, Empresários, Contribuinte Individual, Facultativo, Empregado Doméstico e Segurado Especial:

Como muitas pessoas acabavam se aposentando com 40 anos de idade ou até menos, a previdência começou a sofrer com um grande déficit em suas contas, por isso, foi elaborado e aprovado uma nova lei de aposentadorias que leva em conta vários fatores, como a idade, tempo de contribuição e a expectativa de vida e hoje, elevando a idade em mais de 50 anos para conseguir o benefício e no futuro, só terão aposentaria, independente do tempo de contribuição, homens a partir dos 65 anos de idade e mulheres a partir dos 60 anos.

O cadastro no sistema previdenciário é feito usando seus documentos pessoais:CPF, Carteira de Identidade, ou Certidão de nascimento/casamento, ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (obrigatório para Empregado Doméstico).

Tipos de aposentadorias:

Compartilhe no Facebook

Curta no Facebook:

55 thoughts on “Como agendar atendimento no INSS

  1. Durante 9 (nove) anos recebi minha aposentadoria limitada ao teto máxi mo da previdência, do ano de 1995 a 2004 ,quando o i.n.s.s elevou o teto em 2004 de 1869 ,86 reais para 2400 reais meu beneficio era 1901,01 reais o i.n.s.s deixou de corrigido meu beneficio porque em 1998 o i.n.s.s cometeu um erro ao invés de lançar M.R – mensalidade reajustada 1220,65 reais corrigida pela U.R.V lançou a M.R- 968,09 reais e agora estou prejudicado com dificuldade de pagar minhas contas, pagar meus impostos e até a manutenção da casa, já tentei varias vezes agendar revisão da revisão até agora não consegui pela internet, a resposta é no momento esta agencia não possui vagas disponível para este serviço , para mais informações por favor ligue par ao 135, e o 135 diz a mesma coisa, que a internet .O.b.s. Mim sinto que estou sendo lesado em meus direitos, Espero que alguém mim oriente qual procedimento devo tomar a diferencia é de aproximadamente 1100 reais e meu beneficio está sem manutenção.

    1. Sou deficiente visual ,e após um derrame em meu oe o qual é o único que ainda tenho 30%da visão,o oftalmologista me encaminhou para marcar a perícia no inss ,alegando que não tenho condições de trabalhar .liguei para marcar a perícia e a atendente se negou,disse se eu aindagado estou trabalhando e pq tenho condições. E desligou o telefone. Não sei como agir.

      1. O INSS é obrigado a aceitar o agendamento da perícia e tente de novo. Caso digam que não, peça um documento assinado do INSS dizendo o motivo de não aceitar.
        Com isso, poderá entrar na justiça.

  2. Estou vários meses tentando agendar a revisão do meu beneficio em 2010 meu nome não saiu na relação para pagamento dos atrasados do teto o sistema não responde no 135 na hora de agendar cai a ligação…….

  3. ESTOU REQUERENDO MINHA OPOSENTADORIA ESTE MES DEPOIS DE TRABALHAR 38 ANOS E MEIO. SÓ QUE FUI AGENDAR E CONSEGUI SOMENTE PARA 11/2016. SERÁ QUE NAÕ QUEREM ME APOSENTAR OU ESTOU EM DÉBITO COM O INSS.GOSTARIA DE TER UMA EXPLICAÇÃO CONVINCENTE POIS É MUITO TEMPO A ESPERAR. GRATOS

    1. É que devido aos rumores de mudanças na previdência, tem uma grande quantidade de pessoas solicitando as aposentadorias e pode ser que sobrecarregou o atendimento. Quanto a algo errado, se já tem confirmado o tempo de 38 anos, não tem nenhum motivo e é só aguardar e se aposentar. Mesmo que mude a li, seus direitos já estão assegurados.

    1. Procure uma agência do INSS e agende pessoalmente. Leve todos seu documentos que comprovem que tem o tempo rural, como escritura de terreno (se tiver), notas fiscais em seu nome e qualquer documento que conste nele trabalhador rural ou agricultor.

  4. Estou tentando a meses o agendamento pelo site, digito apenas 04 dados (primeira aba) e ja aparece a informação que ha divergencia, E NÃO TEM pois são informações simples, isto é um problema que acontece a muito tempo, ou é uma forma de dificultar o agendamento.

  5. Estou agendado para fazer minha perícia no mês 11/2016 mais se a médica que me acompanha me passar um laudo dizendo que estou apto a voltar ao trabalho o que devo fazer? Obrigado e bom dia.

    1. Boa noite. Se a perícia liberar, vai ter que voltar ao trabalho, não tem outra alternativa. Caso discorde, pode até contestar para ver se consegue.

  6. Estou tentando agendar uma data através do sistema pela internet, uma vez que posso escolher uma data e local mais próximo, ja tinha um agendamento para março de 2017, consegui através do 135, antecipar para 03/02/2017, e no ultimo final de semana, havia uma vaga par o dia seguinte, porem pelo 135, os operadores não conseguiam visualizar a data, ai solicitei o cancelamento, na tentativa de agendar pelo site…. agora aparece uma mensagem que eu não tenho tempo suficiente para solicitar o agendamento, sendo que nos documentos emitidos no balcão do posto do INSS, consta mais de 35 anos….. o pior é que nem no balcão, no site e até no 135 conseguem resolver……..

    1. É complicado, mas vai ter que ir no INSS e eles só é que resolvem isso. Eles tem todas contribuições no sistema e se faltar dados de alguma empresa, poderá solicitar os documentos para corrigir.
      O INSS ultimamente tem atrasado no máximo os atendimentos e aposentadorias, por isso que está tendo dificuldades.

  7. Eu tenho 4 meses para completar os 30 anos de contribuição. Eu estou agendada para MAIO. O meu procedimento está correto?
    Outra pergunta: eu poderei pagar alguns meses que faltam antecipadamente, mesmo trabalhando?

    1. Não pode pagas antecipado.
      Até a data agendada deverá ter o tempo completo já pago normalmente.
      De janeiro até maio (data agendada) já vai ter mais 4 meses pago.

    1. Boa tarde. Pode dar entrada sim, mas o valor que irá receber que será reduzido pela tabela do Fator Previdenciário, em torno de uns 30 a 35%.
      Já que tem o direito adquirido, pode esperar a nova lei para ver se o novo cálculo seja melhor para se aposentar.

  8. Boa noite, estou tentando fazer um agendamento através do 135 para solicitar uma aposentadoria por tempo de contribuição, porém, todas as vezes em que tentei, o(a) atendente me informa que o sistema está temporariamente fora de serviço. Já fui diretamente ao INSS, mas me disseram que este agendamento só pode ser feito diretamente pelo 135 ou internet. Pela internet também já tentei, mas o sistema da Previdência não computou os recolhimentos que fiz através de carnês, e não me deixa fazer o agendamento, saindo uma mensagem que não tenho os 35 anos de contribuição. Abaixo estão os números de protocolos, datas e horários que tentei fazer o agendamento, mas sem sucesso.

    CRU201703178717 27/03/2017 17:26 EDUARDA
    CRU201703179187 27/03/2017 17:31
    CRU201703220422 28/03/2017 11:27 EDJANE
    CRU201703272582 28/03/2017 19:43 MATEUS
    CRU201703321177 29/03/2017 15:09

    1. Não tem outro jeito a não ser conseguir agendar um horário e ver pessoalmente no INSS. O sistema anda congestionado pela grande procura devido as mudanças na lei que está para ser definida.
      Mas, se já tem os 35 anos de contribuição comprovados, pode ficar tranquilo que mesmo saindo a nova lei, vai poder se aposentar normalmente, pois já vai ter o direito adquirido.
      Quanto o tempo de carnê que ainda não consta no INSS, é só levar os comprovantes que eles incluem no seu tempo no sistema.

  9. Nome: Niuzete Trindade dos santos

    Email: niuzete06@gmail.com

    Dúvida: Olá,meu nome é Niuzete Trindade dos Santos,como faço pra fazer minha marcação ou agendar minha pericia médica no inss, sou empregada domestica e fiz uma cirugia e o medico me deu 45 dias de reposo e já se passaram mais 25 dia e eu não consigo agendar a pericia médica nem pelo TELEFONE 135 nem pela INTERNETE fui até agência do inss de periperi que fica na cidade de salvador/Ba os atendente informaram que o sistema é o mesmo e eu tinha que continua tentando eu não sei mais o quer fazer o mês que vem vou fica sem receber o meu pagamento que a patroa disse que é com o inss sou grato atenção de todos que poder me ajudar fique todos como Deus

    1. Enquanto o INSS não te liberar para trabalhar, vai ter que continuar pagando, mesmo vencendo o prazo dado por eles. Continue tentando marcar e se possível, anote o nr. dos protocolos de atendimento para ter como prova. POde ir na agência do inss e dizer que precisa marcar a perícia para poder voltar a trabalhar.

  10. Em agosto alcançarei os 85 pontos necessários para solicitar a minha aposentadoria, entretanto gostaria de saber se devo aguardar esse mês para só então fazer o agendamento ou se posso agendar previamente desde que, na data do comparecimento, já tenha alcançado os 85 pontos.

    1. O INSS conta a partir da data de entrada com o agendamento e se pedir agora, não vai ter completado o tempo.
      Caso a nova lei seja aprovada antes, o cálculo dos 85/95 será extinto e não terá mais esse direito.

  11. BOM DIA NO MES DE MARÇO NAO RECEBI MEU BENEFICIO POR ELE ESTAR BLOQUEADO O BANCO ME MANDO NO INSS E LA ME INFOMARAM QUE EU NAO TINHA COMPARECIDO A UMA PERICIA SO QUE NAO FUI ENFORMADO DE NADA RECEBI NUM UMA CARTA OU AVISO AI TINHA QUE FAZER UMA PERICIA SO PARA O PERITO DESBLOQUEAR MEU BENEFICIO O QUE ACONTECEU ATE AGORA HOJE DIA 26 DO 04 AINDA NAO FOI DESBLOQUEADO NO INSS FALARAM QUE O DIREDOR DO INSS TINHA QUE FAZER ISSO SO QUE ATE AGORA NAO O FEZ NAO SOU RICA SOU POBRE E TENHO QUE PAGAR MEU REMEDIOS COMO ENTAO EU POR FAVOR ME AJUDEM E ESTA CARTA SE FOI MANTADA PARA ALGUMA ANGELITA KAFER QUE SOU EU QUERO NAS MINHAS MAOS PORQUE NO INSS NAO NO CORREIO NAO ESTA ONDE FOI PARAR E EU NACI AQUI E VOU MORRER AQUI NAO COMO O INSS FALOU QUE EU NAO TINHA ATUALIZADO MEU ENDEREÇO ISSO NAO CONFERE OK ENTAO QUERO A CARTA NA MINHA MAO SE MANDARAM COMO ELES FALAM SOU ANGELITA KAFER E POR FAVOR ME AJUDEM JA LIGUEI VARIAS VEZES 135 SO QUE TENHO CELULAR E AI CAI A LIGAÇAO POR PRECISAR ESPERAR MUITO E O CARTAO SE FOI OK DESSE JA AGRADEÇO SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR

  12. Boa tarde.
    Minha mãe estava agendada pra dia 28/04 pra da entrada na pensão por morte mas o INSS entrou em greve.
    Hoje fui reagendar pelo site e aparece uma mensagem dizendo que por ter feito um agendamento em menos de 30 dias que eu so irei poder fazer um novo agendamento em 28/5..
    Pode me dizer oque eu posso fazer pra não esperar todo esse tempo pra marcar.???

  13. Não sei o que fazer ti já um agendamento para dia 28/04 sexta feira liguei no 135 para saber se iria a abrir por causa dá greve e o informaram que sim,pois a agência era longe…Chegando lá está a fechada,e pediram pra remarcar no 135.Eu ligo lá eles falam que tem que ser na agencia, ligo na agência eles falam que tem que ser no 135…e.nisso não consigo remarcar sendo que eles não foram trabalhar pois eu compareci….não sei mais a quem procurar pra resolver meu problema…..acho que eles não previdência não gosta de trabalhar mais poderia dar lugar pra quem quer….tanta gente desempregada é esse povo incapaz de fazer o serviço​ corretamente e com respeito que eles não tem…

  14. porque estou fazendo o agendamento em uma agencia com data para 16 05 2017 e quando vou concluir o agendamento esta para outra data em 05 09 2017 isso e um absurdo,

  15. Fiz o agendamento em fevereiro e só serei atendido em 19 de junho, a dúvida é se continuo pagando a contribuição até a data de ser atendido no INSS obrigado

  16. Completei 60 anos de idade em fevereiro 2017 agendei inss 26 junho 2017. Contribuição 16 anos. Ao me
    Aposentar recebo a partir de junho ou data agendamento???

  17. Bom dia!
    Hoje, 07/08/2017, segundo meus cálculos, já teria direito ao fator 85/95 porém, estou com um pouco de receio de dar uma diferença de alguns dias em minha simulação.
    Gostaria de saber se seria mais vantajoso agendar para o dia 31/08/17 ao invés de 07/09/17. Isto é, agendando no dia 31/08/17 recebo o benefício a partir do mês de agosto inclusive?
    Obrigada.

  18. Trabalho no setor elétrico (usinas e subestações de alta tensão) em área de risco.Tenho 21 anos nesta área e 8 anos em atividades fora da área de risco.Se acrescentar os 40% sobre os 21 anos na área de risco e convertê-los para tempo comum, o total hoje seria 29 anos e 4 meses que, somados aos 8 anos de tempo comum daria, hoje, 37 anos e 4 meses. Tenho 58 anos. Minha idade (58 anos) somada ao tempo (inclusive o tempo convertido para tempo comum), hoje daria 95 e 4 meses. PERGUNTA: EU PODERIA DAR ENTRADA AO INSS REQUERER A APOSENTADORIA?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *