Desaposentação só com 5 anos de trabalho depois de aposentado

Várias dúvidas ainda pairam sobre a desaposentação e uma delas é de quanto tempo é preciso ter trabalhado a mais para ter direito ao pedido.

Então:

Não precisa ter 5 anos trabalhados para solicitar a desaposentação

O que precisa é antes fazer os cálculos para ver se vai melhorar o valor de sua aposentadoria com a desaposentação

Nem sempre o seu benefício vai aumentar, pode ser que ele caia e pode ficar em uma situação complicada de ter que entrar com um pedido de cancelamento do seu pedido, senão é capaz que o INSS obedeça a lei e pague pelo valor recalculado.

  • Peça ajuda de um advogado previdenciário para que ele te diga se é viável ou não entrar com o pedido
  • Geralmente, se o seu salário, depois que se aposentou, ficou mais alto todo tempo, o valor vai ser maior com a desaposentação
  • Agora, se o seu salário ficar igual ou menor, provavelmente não valerá a pena entrar com o pedido

Lembrando bem, que a DESAPOSENTAÇÃO ainda esta no STF – Supremo Tribunal Federal para ser julgado:

  • O processo deu entrada no ano de 2003
  • Em 2014 foi para julgamento e estava empatado em 2 x 2 na votação inicial
  • Parou novamente porque a Ministra Rosa Weber pediu vistas
  • A já estamos em 2016 e nada de entrar na pauta de votação

Já se passaram 13 anos da entrada do processo e nada de decisão do STF e por aí podemos saber o quanto a justiça é lente neste país.

Ao povo não resta outra alternativa a não ser esperar pela boa vontade das autoridades e torcer para que decidam em favor dos aposentados, que sempre são os que cada dia ganham menos e a grande maioria, mesmo aposentado, continuam trabalhando para complementar a renda. E trabalham com desconto do INSS do seu salário e a previdência ainda está relutando em aceitar a desaposentação.

Agora veja ao contrário, fique devendo ao governo e a cobrança judicial vem a galope e te obriga pagar com juros e multas ou penhoram até sua casa.

Alternativa que poderá ser implementada no lugar da desaposentação:

Caso a justiça não aprove a desaposentação, pode ser que o INSS seja obrigado a devolver pelo menos parte dos valores pagos pelo contribuinte depois de aposentados, já que a Previdência Social recebeu e em contrapartida não vai pagar nada. Assim seria considerado um recebimento ilegal, mas claro, tudo vai depender do STF assim.

Perda do direito de receber a aposentadoria:

Quem pede a desaposentação NÃO perde o direito de continuar recebendo sua aposentadoria e nem terá que devolver os valores já recebidos, isso porque, a justiça entende de que, o valor recebido é para manter a casa, ou seja, para sua subsistência e o INSS não pode tirar este direito dos aposentados. Como tudo aqui no Brasil pode mudar de uma hora pra outra, vai saber o que vem pela frente com relação aos aposentados e para futuras aposentadorias.

 

Compartilhe no Facebook

Curta no Facebook: