Tenho direito a aposentadoria?

Quem é novo e está entrando no mercado do trabalho, geralmente nem está aí, quanto mais ficar preocupado com a aposentadoria. A preocupação é mais com as festas e trabalha até sem registro para ganhar um pouco mais. Só depois que vai ver a falta que este tempo faz.

Só que o tempo passa tão depressa, chega a idade e a precupação com aposentadoria e aí é que aquele tempo sem registro vai fazer falta, aqueles anos trabalhados sem registro para ganhar mais, irão fazer falta e agora terá que trabalhar mais para conseguir o tempo da aposentadoria.

Aposentadorias:

  • Especial
  • Por idade
  • Por invalidez
  • Por tempo de contribuição

Para ter direito a aposentadoria, tem algumas exigências básicas, que atualmente são:

Aposentadoria normal por tempo de contribuição:

  • Ter pelo menos 35 anos de contribuições pagas.

Os homens podem requerer aposentadoria proporcional aos 53 anos de idade e 30 anos de contribuição, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 30 anos de contribuição.

As mulheres têm direito à proporcional aos 48 anos de idade e 25 de contribuição, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 25 anos de contribuição.

O valor da aposentadoria será calculado de acordo com as contribuições efetuadas e a aplicação da fator previdenciário, que combina o tempo de contribuição, expectativa de vida e a idade.

Aposentadoria por idade:

  • Mesmo por idade, é necessário e obrigatório ter:
  • No mínimo 15 anos que são 180 meses de contribuições pagas
  • Idade mínima de 65 anos para os homens
  • Idade mínima de 60 anos para mulheres

Quem não pagou os 15 anos, só irá conseguir a aposentadoria, no caso de invalidez para o trabalho comprovados por perícia médica do INSS.

O valor da aposentadoria será de 1 salário mínimo.

Aposentadoria por invalidez:

A aposentadoria por invalidez garante uma renda maior que a aposentadoria normal, já que, o segurado vai ganhar o média salarial aplicado uma porcentagem maior. A exigência é de ter no mínimo 12 contribuições pagas e passar por uma perícia médica do INSS, com a comprovação de incapacidade para o trabalho. Quem tem perspectiva de volta ao trabalho, fica recebendo um valor provisoriamente até que o INSS comprove por perícia de que o segurado está apto ao trabalho que já fazia ou um outro adequado para suas condições. Benefício e aposentadoria por acidente, basta estar inscrito na previdência e não é necessário ter 12 contribuições pagas.

Como saber o tempo correto das contribuições ao INSS?

Agende um horário pelo site do INSS para contagem de tempo de contribuição

  • No dia marcado, compareça na agência indicada
  • Leve a carteira profissional
  • Leve os carnês de contribuições pagas como autônomo

O atendente irá verificar no sistema as contribuições registradas em seu nome e caso falte de alguma empresa que comprovadamente trabalhou registrado, terá que procurar esta empresa e solicitar os comprovanters de recolhimento para serem inseridos nos arquivos do Instituto Nacional de Seguo Social.

Veja no site do INSS tudo sobre a aposentadoria: Ministério da Previdência Social.

Aposentadoria de trabalhador rural:

Os trabalhadores rurais tem direito a aposentadoria por idade, homens 65 anos e mulheres 60 anos, mesmo sem ter pagado nada para o INSS, bastando comprovar que trabalharam a vida toda ou parte dela, pelo menos 15 anos na lavoura. Os comprovantes exigidos pela inss são:

  • Escritura de terras em nome da pessoa
  • Contrato de arrendamento de terras de terceiros
  • Notas de vendas de produtos rurais
  • Registro de associado do sindicado rural
  • Comprovante do sindicato rural atestando como contribuite.

O valor da aposentadoria será de 1 salário mínimo.

 

Aposentadoria por tempo de contribuição e 48 anos de idade: o valor da média salarial pode ser reduzido em até 35%, isso porque é aplicado o cálculo do fator previdenciário que conta a expectativa de vida, que neste caso é maior.

Compartilhe no Facebook

Curta no Facebook:

154 thoughts on “Tenho direito a aposentadoria?

  1. Estive na agencia do inss para ver sobre aposentadoria ,pq vi uma reportagem na tv ,
    que somando a idade mais o tempo de serviço atingir 85 anos ,poderia me aposentar ,
    chegando la a converssa e bem assim ,se vc tiver 30 anos contribuição ,aposenta por tempo de serviço,
    se tiver 60 por idade ,então não entendi pq essa conta de 85 anos ,poderia me explicar ?
    desde ja agradeço ,bom dia ,
    Rib Preto 04 de nob
    novembro 2015

    1. Está valendo hoje completando 85 anos somados a contribuição e idade (para mulheres) e pega o valor integral pela média dos salários calculados pelo INSS.
      30 de contribuição e 55 de idade já pode se aposentar.

      1. No próximo mês de agosto completo 30 anos de serviço, porém durante seis anos deixei de contribuir porque estava como bolsista. Para viabilizar a aposentadoria, posso pagar as parcelas que não foram pagas durante esses seis anos que de certa forma trabalhei mas que não contribuí, logicamente com os reajustes necessários?

      2. Procure uma agência do INSS para saber se pode recolher este tempo, mas geralmente o INSS só aceita se tiver vínculo de emprego ou uma empresa aberta neste tempo que deixou de contribuir.

    1. Até 2020 terá que trabalhar mais 6 meses (contando 6 meses de trabalho mais 6 meses de idade = 1 ano) para completar o que passa a valer 86/96.

  2. Bom dia

    Sou grato pela resposta. Neste caso (Sou homem, tenho 54 anos (nascido em 06/01/1962) de idade; completei 35 anos de contribuição em 16/02/2016. Quando é que eu posso me aposentar pela NOVA REGRA 85/95. Por gentiliza poderia precisar pra mim o mês e anos?) compensa esperar ou aposentar pela regra antiga (fator previdenciário)?

  3. Meu assunto é revisão da aposentadoria. Gostaria de saber quando e em que condições o INSS pode revê-la.
    Informo, outrossim, que me aposentei no ano de 2003.
    Agradeço a resposta.

  4. Boa tarde

    Contribui durante 20 anos para o INSS, entrei há 10 anos no Estado concursada e temos regime próprio da Paraná Previdência, posso contribuir estes 10 anos para o INSS e me aposentar por tempo de contribuição ou é mais vantagem averbar os 10 anos do estado no INSS, assim soma 30 anos de contribuição.
    Obrigada

    Silvana

  5. Ontem não expliquei direito,
    Boa noite , tenho uma dúvida sobre aposentadoria por invalidez

    Tenho 22 anos, tenho cardiopatia congênita ” tetralogia de fallot” sou operado desde os 2 anos.de idade , e o cardiologista já avisou que terei que fazer outra cirurgia reparadora ,não posso fazer esforço físico e nem pegar peso, além disso tenho também deficiência auditiva de grau profundo unilateral , cid-h90, desvio na coluna e lingua presa, no qual me prejudica para me comunicar,” muitas vezes as pessoas não entendem o que falo” .
    Por esses motivos tenho que ter acompanhamento médico, no qual é pelo plano de.saúde, pois pelo governo nunca iria ao médico.
    Apesar de eu ter formação técnica em vários cursos NÃO consigo emprego pois muita vezes não passo no exame admissional porque minha pressão é 10/8 por causa da cardiopatia, por isso falam que é perigoso por eu ter pressão muito baixa, além disso muitos falam que não estou apto para função!
    Preciso também de fisioterapia por causa da coluna, ou seja praticamente vou várias vezes no mês para médico e além de exames, no qual nenhuma empresa libera funcionários assim!

    Minha pergunta é.
    Consigo me aposentar por invalidez por todos esses motivos de saúde ?
    Ou o médico perito que vai avaliar vai falar que estou apto para o trabalho e que tenho plenas.condições para exercer uma função?

    1. Quem vai dar a palavra final no pedido de aposentadoria é o perito do INSS e mesmo ele negando, é o documento que precisa para entrar na justiça com um advogado para comprovar que não pode trabalhar.

    1. Pode se aposentar com o fator previdenciário que vai reduzir de 65 a 70% do valor médio de suas contribuições, já que tem 30 anos de contribuição. Para pegar integral, precisa trabalhar pelo menos mais 4 anos e meio que vai completar os 85.

    1. Pode entrar com o pedido só que vai usar a tabela do fator previdenciário que faz o valor cair, mas, trabalhando mais uns 12 meses, entra pelo cálculo 85/95 e perde bem menos. Lembrando que já tem o direito adquirido e mesmo que a lei mude tudo, só entrar com o pedido e se aposentar.

    1. Pode pedir aposentadoria por idade que já consegue.
      Para pegar por tempo de contribuição terá que ter no mínimo 30 anos de inss pagos.

  6. Tenho 54 anos de idade e 34,7 de contribuição, já posso me aposentar?
    Na mesma empresa trabalhei ganhando adicional de insalubridade durante 26 anos, isso ajuda em alguma melhoria para aposentadoria?

    1. Terá que ver com o departamento pessoal de sua empresa se tem direito a se aposentar com adicional por trabalhar em serviço insalubre. Pela lei atual, completando 35 anos de contribuição normal se aposenta, mas pega a tabela do fator previdenciário que vai reduzir o valor de sua aposentadoria.
      Caso tenha o adicional de insalubridade para contar na aposentadoria, provavelmente o seu tempo já complete pela lei 85/95 e aí pega integral.

    1. Para se aposentar terá que contribuir por mais 10 anos para completar os 35. Por idade, vai se aposentar com 65 anos que é a idade mínima.
      Outra alternativa é ver se pode comprovar com recibos e documentos o tempo que trabalhou sem carteira assinada.

      1. agradeço pela pronta resposta.
        apenas mais uma dúvida:
        poderia antes dos 10 anos restantes de contribuição e/ou antes de completar 65 anos aplicar o fator previdênciário para me aposentar?

      2. O mínimo de contribuição é de 35 anos para se aposentar usando a tabela do fator previdenciário ou a lei 85/95
        Por idade: completando 65 anos já pode se aposentar porque tem mais de 15 anos de contribuição.
        Então: No teu caso, completou 65 se aposenta.

  7. tenho 54 anos e 33,3 anos de recolhimento em 2016, ou seja 87, como fica? compreende a lei atual? ou é ainda aposentadoria parcial, vale a pena agora ou quanto falta para 100% do tempo de serviço ou lei atual ? Aguardo, grato Vrl

    1. Se aposentar agora proporcional vai perder praticamente metade do valor que deveria receber. Pelo menos o que dizem, é que quem tem mais de 50 anos, caso mude a lei, só vai pagar uma espécie de pedágio, tendo que trabalhar uns meses a mais, isso para completar o tempo pela lei atual. Então é melhor aguardar e ficar de olho no que divulgam sobre a nova lei, para depois entrar com o pedido de aposentadoria.

  8. Tenho 51 anos, e em Nov/16, completo 35 anos de contribuição. Em 17/Jan/2017, faço 52 anos. Compensa esperar até Jan/17 para entrar com o pedido de aposentadoria ? O fator previdenciário muda em 1o. de Dez/16 ? Ou, é melhor esperar e pagar este tal pedágio da nova lei ?

    1. Tudo vai depender o que vai mudar com a nova lei, mas até que seja aprovada, e deve ficar só pro próximo ano, com o tempo de contribuição completo já terá os direitos garantidos.
      Para saber direito, pode pedir ao INSS uma contagem de tempo oficial para saber qual será o valor e se deve esperar ou não. Este pedido não quer dizer que é a aposentadoria, é só para conferência.

  9. A lei85/95 estou com. Total 94anos 7meses e8 dias gostaria quando eu poderia me aposentar sem o fator previdenciária. Também gostaria pó de saber se o governo aprovar este ano a nova lei,eu vou perder o teto a previdência.

    1. Insto quer dizer que mais 5 meses soma os 95 e pode se aposentar com o valor integral. O integral é mais ou menos, porque o INSS sai fazer a média dos recolhimentos desde 1994 até agora, tudo corrigido por um índice deles e geralmente o valor é bem menor que o teto.
      Mesmo que mude a lei, não vai mais perder seus direitos, já que deve ter mais de 35 anos contribuidos e completando a fórmula 85/95.

  10. Bom Dia!
    tenho 53 anos e faco 35 anos de contribuicao dia 30/12/2016 qual a melhor formula para aposentar.proporcional ou tempo de trabalho.

    1. Como completa 35 anos de contribuição, já pega a aposentadoria normal, só que com a tabela do fator previdenciário que vai derrubar o valor a receber.
      Pode solicitar já em uma agência do INSS um levantamento do tempo de contribuição para saber exatamente quanto tempo que falta e também saber se o INSS já tem todos os dados das empresas que trabalhu
      Pode acontecer de falhas nos registros do INSS e vai dar tempo de arrumar.

  11. Bom dia, gostaria de saber se a categoria de digitador ainda tem direito a aposentaria especial.
    tenho 48 anos, 25 de contribuição, sendo que 17 anos exercidos como digitadora.

    1. Só tem direito se a empresa fornecer um documento dizendo que é trabalho prejudicial a saúde. Veja no departamento pessoal. Caso não forneça, aí não tem direito.

  12. Vou fazer 48anos em abril e 30de contribuição posso aposentar
    Me tira uma dúvida vamos supor que ganho 1500,00 qual será o valor da minha aposentadoria
    Obrigada

    1. Tudo vai depender do que vem com a nova lei.
      Pela atual, pode se aposentar em abril. Só que para um salário de R$ 1.500, vai receber em torno de 1 SM, ou seja, R$ 900,00.
      Também pela lei atual, se trabalhar mais 3 anos e meio se aposentaria com o salário integral.

      Agora é esperar a nova lei.

  13. Tenho 51 anos e 10 meses ( em Nov/16 ), e 35 anos de contribuição. Em Jan/17, faço 52 anos. Entro já com o meu pedido de aposentadoria, ou, aguardo até Jan/17, pois o índice que aumenta não será anulado pela correção da tabela do fator previdenciário que é corrigida anualmente ?

    1. Pela sua idade, o Fator Previdenciário vai cortar pela metade sua aposentadoria, agora ou em jan/17. A diferença será pouca agora ou em janeiro.

  14. Olá , sou auxiliar de escritório
    Tenho 55 anos , 18 anos e 6 meses de registro , gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria hoje .
    Obrigada .

    1. Terá que ver quanto temo soma a mais pela periculosidade, terá que chegar em 35 anos.
      Pode pedir uma contagem de tempo no INSS e vai saber exatamente o tempo de contribuição e se já pode se aposentar.
      Mas, vai cair no cálculo do Fator Previdenciário que deverá ficar em torno de 58% da média salarial.
      Se esperar a nova lei, vai conseguir um valor um pouco melhor, cerca de 85%. (que é 51% mais 1% por ano trabalhado).

  15. TENHO 32 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO E 48 ANOS DE IDADADE (05/10/1968), GOSTARIA DE SABER QUANDO TEREI DIREITO A APOSENTADORIA SEJA COM FATOR PREVIDENCIARIO OU OUTRA QUALQUER?

    1. Com 32 de contribuição, faltam mais 3 para completar os 35 e assim não consegue se aposentar.
      Tem 48 anos de idade e caso aprovem a nova lei como está, só vai se aposentar quando completar 65 anos de idade.
      O negócio é torcer para que sejam feitas alterações nesta lei que ainda será discutida no Congresso Nacional e assim, pode te ajudar a não ter que esperar até os 65 anos de idade.

  16. Tenho 52 anos de idade e 34 de contribuição, sendo 18 anos em areá insalubre como metalúrgico, tenho o PPP, posso me aposentar?

    1. Com 18 anos de insalubre, vai somar mais uns anos e como só falta 1 ano para completar os 35 anos, já pode sim pedir sua aposentadoria.
      Mas seria bom esperar sair a nova lei e decidir como se aposentar, já que, a nova lei diz que quem tem o tempo completo para se aposentar até a data da assinatura da nova lei, poderá escolher como se aposentar, pela lei vela ou pela nova, ou seja, qual for a mais vantajosa.

  17. Boa noite, faço 50 anos em Fevereiro e tenho 33 anos e seis meses de contribuição, todos como metalúrgicos. Destes 15 anos e seis meses são até 1998. Já posso dá entrada?
    Att.
    Osvaldo Gomes

  18. Tenho 50 anos e 33 e 1/2 de contribuições como metalúrgico, na área de manutenção mecânica. Destes, 15 anos e 1/2 são até 1998. Posso dar entrada na aposentadoria? Especial ou por contribuição.

    Att.
    Osvaldo Gomes
    Juiz de Fora

    1. A aposentadoria só com 35 anos de contribuição e só se tem direito de pegar tempo especial por ser metalúrgico.
      Só que mesmo assim vai perder muito, que entra na tabela do Fator Previdenciário que pela idade e tempo vai cortar de 35 a 45% e será mais interessante esperar mais para completar um tempo maior e ganhar um pouco mais no benefício.
      Como já tem mais de 50 anos, mesmo que aprovem a nova lei, no máximo vai ter que trabalhar mais 1 ano.

  19. Bom dia.em 08/16 requeri aposentadoria por tempo de serviço,pois tenho 11 anos de trabalho com periculosidade o que me daria mais (4) anos de acrescimo +/_32 +4= 36 anos e 62 anos mais 9 meses,mas inss rejeitou,não concedendo o adicional de periculosidade,na data fechava em 94.6meses na mp/676,hoje mais 5 meses de idade somando mais 5 meses de contribuição,O QUE POSSO requerer ao INSS

    1. Se tem o documento da empresa que diz que tem direito ao adicional de periculosidade, a saída é entrar na justiça com um advogado para obrigar o INSS a incluir.
      É a única saída, já que terá que ter no mínimo 35 anos de contribuição para se aposentar.
      A empresa em que trabalhou deverá fornecer um documento dizendo que o trabalho que exercia dava direito a periculosidade. Sem este documento não vai conseguir incluir.

      Caso não consiga, pela nova lei vai ter que trabalhar 50% a mais do tempo que falta para completar os 35 anos de contribuição, no seu caso, faltam 3 anos + 50% = 1,5, então 1,5 mais 3 = 4,5 anos.
      Terá que trabalhar mais 4,5 anos para se aposentar pela nova lei.

  20. ola boa tarde tenho 47 anos e sou operado de coluna com 4 parafuso na coluna e despassador, e já contribuir com mais de 15 anos no inss queria saber se tenho direito a aposentadoria desde já agradeço

    1. Só poderá se aposentar caso esteja incapacitado para voltar trabalhar com laudos médicos e concordância dos peritos do INSS.
      Para se aposentar normalmente, terá que ter no mínimo 35 anos de contribuição ou por idade é 65 anos e 15 no mínimo de contribuição.
      A tua saída, caso não consiga retornar ao trabalho, é consultar com especialistas para ter um laudo médico e levar no INSS para ficar com o auxílio doença e mais tarde conseguir uma aposentadoria por doença.

  21. Olá ! Tenho 51 anos de idade e 30,5 anos de contribuição, atualmente a base para desconto do meu INSS é em torno de R$ 4.882,00. Vale a pena me aposentar agora ou esperar a reforma na Previdência que está acontecer em 2017? Basicamente me preocupa é o valor que receberei ao me aposentar…

    1. É uma dúvida cruel, mas a nova lei se aprovada como está, poderá ser melhor para você se aposentar.
      A nova lei diz que o o novo cálculo será para todos contribuintes.
      51% + 1% por ano trabalhado
      No seu caso será de 51 + 30,5 = 81,5% sobre a média de suas contribuições.
      Se se aposentar já vai pegar o Fator Previdenciário e o cálculo vai ser de 55 a 60% no máximo sobre sua média de contribuições.

  22. Olá!Minha mae é trabalhadora rural,esse ano ela completa 53 anos e tem 22 anos de contribuição, na regra antiga ela se aposentaria com 55 anos ,agora com a regra de transição ,como ficaria?

    Obrigada

    1. A nova lei ainda está em discussão, mas pelo que diz, quem tem (mulher) mais de 45 anos e não completou ainda os 25 anos mínimos de contribuição, terá que pagar um pedágio que é de 50% a mais no tempo faltante.
      No seu caso 22 – 25 = 3 – 3 + 50% = 4,5
      Se aprovada a nova lei, terá que contribuir mais 4,5 anos para se aposentar por idade.

  23. Olá, sou mulher, profissional autônomo (alguns anos trabalhei com carteira assinada) tenho 57 anos e 23 anos de contribuição, tenho 3 perguntas:
    1.- posso me aposentar agora? Quanto % perderia do benefício?
    2.- posso pagar 5 anos, de 1993 a 1998, os quais trabalhei como autônoma, (tenho como provar) para completar, este ano, 28 anos de contribuição?
    3.- neste caso, poderia me aposentar? Quanto % perderia do benefício?
    Obrigada

  24. Tenho contribuições como autônoma é empregada, atualmente sou Profissional autônomo, sexo feminino, tenho 57 anos e 23 anos de contribuição, tenho 3 perguntas:
    1.- posso me aposentar agora? Quanto % perderia do benefício?
    2.- posso pagar 5 anos, de 1993 a 1998, os quais trabalhei como autônoma, (tenho como provar) para completar, este ano, 28 anos de contribuição?
    3.- neste caso, poderia me aposentar? Quanto % perderia do benefício?
    Obrigada

  25. Tenho contribuições como autônoma é empregada, atualmente sou Profissional autônomo, sexo feminino, tenho 57 anos e 23 anos de contribuição, tenho 3 perguntas:
    1.- posso me aposentar agora? Quanto % perderia do benefício?
    2.- posso pagar 5 anos, de 1993 a 1998, os quais trabalhei como autônoma, (tenho como provar) para completar, este ano, 28 anos de contribuição?
    3.- neste caso, poderia me aposentar? Quanto % perderia do benefício?
    Obrigada

    1. 1 – Não pode se aposentar já. Só tem 23 anos de contribuição e o mínimo é 30 anos.
      2 – Não pode pagar os atrasados. O INSS só aceita receber atrasados de quem tinha empresa na época e não recolheu
      3 – Não
      Vai entrar na nova lei que limita em 65 anos de idade mínima para se aposentar.
      Esta nova lei está no Congresso Nacional e tudo poderá ser alterado, até a idade mínima.

    1. Terá que completar 60 anos para pedir a aposentadoria por idade. O tempo de contribuição mínimo é de 15 anos, mas a nova lei deverá mudar para 25 anos e idade mínima de 65 anos.

  26. Boa tarde meu marido vai fazer 27 anos de contribuição e mais 1 de exército e faz 47 anos em 14/04 fichou em 01/8 /90 pode aposentar proporcional ?

    1. Não pode. Terá que contribuir por 35 anos e só tem ainda 27 + 1 do exército. Poderia até pegar proporcional, mas teria que ter pelo menos uns 33 anos de contribuição.

  27. Bom dia… Tenho 57 anos e 25 a de contribuição… Quando poderei me aposentar ? Desde já obrigado… Carlos Alberto.

    1. Só vai se aposentar com 35 anos de contribuição, então faltam mais 10 anos.
      A nova lei vai mudar e assim que assinada vai poder entrar com o pedido de aposentadoria para receber 51% mais 1% por ano trabalhado, ou seja, 51 + 25 = 76%

  28. Boa tarde! Tenho 57 anos e só contribui durante 15 anos. A uns 6 anos me surgiu um problema na sexta vertebra servical com estrangulamento do canal da medula e para complicar mais tenho também tenho problemas na coluna na parte lombar. Na época fiquei revoltado com o que especialistas de diziam e parei de fazer consultas periódicas. Fiquei um longo tempo sem serviços formais, pois os remédios São muito fortes. Hoje visualmente sou sadio, mas não consigo ficar muito tempo em pé ou sentado. Na época os neurocirurgiao me diziam que seria muito arriscado a cirurgia. Gostaria de saber se posso requerer aposentadoria com este tempo de contribuição? Muito obrigado.

  29. Tenho 52 anos e 33 anos de contribuição. Posso me aposentar proporcional, ou tenho que esperar os 35 anos e pegar o fator previdenciário? Obrigado !!!

  30. Bom dia. Tenho 54 anos e oito meses de idade e, 33 anos de contribuição. Posso me aposentar proporcionalmente? Qual seria o percentual de pedágio?

    Muito obrigado.

    1. Terá que esperar completar os 35 anos de contribuição para se aposentar. Caso conseguisse a proporcional, o valor seria menos que 50% do que teria direito.
      Pode agendar e pedir uma contagem de tempo para aposentadoria no INSS e lá vai sair o tempo que falta.

  31. Oi, minha mãe faz 49 anos em abril e 30 anos de contribuição em setembro ela já pode da entrada na aposentadoria e em quantos % ficar o salário dela, por exemplo se ela ganhar 1.500,00 reais

    1. Ela só vai poder dar entrada quando completar os 30 anos de contribuição. Pode até dar entrada já e ver a resposta do INSS. O valor deverá ficar em uns R$ 1.000,00.

  32. Ola Fslonik,

    Completo 49 anos em Dezembro e tenho 25 anos de contribuicao. Suponhamos que meu salario fosse de 4000,00, qto eu receberia proporcionalmente? E se nao fosse proporcionalmente, quantos anos eu ainda deveria trabalhar e contribuir? Grata.

    1. Terá que completar os 30 anos de contribuição para se aposentar.
      Pela nova lei, vai entrar na regra de transição e terá que pagar o tal pedágio, trabalhando 50% a mais do tempo que falta para completar o tempo de contribuição.
      No seu caso, faltam 5 anos e mais 50% vai para 7,5 anos.
      Terá que trabalhar mais 7,5 anos para se aposentar.

  33. Olá!
    Completo em dez/17 52 anos de idade e já tenho 31 anos de contribuição. Se pedir em maio/17 minha aposentadoria por tempo de contribuição , ela será integral?

  34. Sou mulher, tenho 50 anos de idade e 31 anos de contribuição. O que é melhor fazer, aposentar agora pelo fator ou esperar até 34 anos?

    1. Já tem o direito adquirido e pode esperar para ver se vai ter mais vantagem com a nova lei ou não. Mesmo saindo a nova lei, poderá se aposentar pelas regras anteriores, já que tem o tempo de contribuição completos.
      Nas, como ainda ninguém sabe como vai ficar a nova lei, vai ter que escolher e arriscar.

  35. boa tarde vou fazer 47 anos e 25 anos de contribuição trabalhados no comercio ,quando tiver 48 anos posso pedir a proporcional (aposentadoria ) ?

    1. Se ainda não completou 30 de contribuição, pode pedir aposentadoria por idade que já tem direito.
      Completando 30 anos de contribuição antes da assinatura da nova lei, entra no cálculo dos 85/95 e pega o valor integral da média.

  36. sou o francisco tenho 57 anos e 26 anos de contribuicao em empresa incluindo insalubridade, devido a cirrose hepatica fiquei com varizes no esofago e so posso pegar ate 10 kg em peso…consigo aposentar por contribuicao? mesmo com o fator previdenciário? era a unica renda da minha casa

    1. Pode entrar com um pedido de auxílio doença, já que não pode trabalhar.
      Saindo a nova lei, pode se aposentar porque já tem mais de 25 anos de contribuição, mas terá que completar 65 anos de idade mínima.

  37. Não ouço mais falar da regra 85/95. Ela ainda ainda vigora? Sou homem, 35 anos e 3 meses de contribuição, idade de 59 anos e 4 meses (aniversário em dezembro). Achei que em julho (ou seria agosto?) poderia agendar a aposentadoria. O que é melhor eu fazer? Com a mudança da lei não conseguirei integral? Ajude-me por favor, desculpe-me mas não estou conseguindo entender, me sinto perdido. Agradeço.

    1. A fórmula 85/95 vale até sair a nova lei ou para todos que até esta data completarem estes número.
      Caso complete até a assinatura da nova lei, vai ter o direito mesmo se aposentando depois.

  38. Sou servidora pública, ingressei no serviço público antes de 16 de dezembro de 1998 e sou regida pelas regras do art. 2º da EC n. 41, que prevê para aposentadoria, idade de 48 anos para mulher e 30 anos de contribuição. Já tenho 30 anos de contribuição, completados em março/2017 e 47 anos e sete meses, faltando apenas cinco meses para completar 48 anos, exigidos pela lei. Se eu entrar com o pedido de aposentadoria agora, o INSS a indeferirá ou concederá aposentadoria proporcional? Caso entre em vigor a reforma previdenciária e se eu não tiver 48 anos completos, poderei ser prejudicada? O que é mais correto fazer: entrar com meu pedido de aposentadoria agora ou esperar os cinco meses que faltam para completar 48 anos?

    1. De um jeito ou de outro, terá que ter completos o tempo mínimo de contribuição para se aposentar pela lei atual.
      Caso a nova lei seja assinada antes de completar o tempo de contribuição, só irá se aposentar quando completar 53 anos de idade que é a idade mínima.

      Como só faltam 5 meses para completar a idade, é quase certo que antes disso não saia a nova lei, ainda mais agora com esta confusão.

    1. Pela nova lei, terá que trabalhar mais 30% do tempo que falta.
      Como faltam 4 anos para completar os 30, terá que contribuir mais 1,2 anos, ou seja: 5,2 anos.
      Lembrando que a idade mínima será de 53 anos.

  39. Tenho 51 anos e 35 de contribuição.Destes tenho 28 anos como especial.Consigo transformar esse tempo de especial para comum e assim me aposentar pelo 95 anos ?

    1. Para chegar nos 95 é contado o tempo de contribuição somados o tempo especial. Terá que ver quanto tempo que soma a mais no especial.

  40. Boa tarde. Tenho 62 anos de idade e 34 anos e 7 meses de contribuição. Agendei com o INSS para o dia 28 de agosto de 2017. Caso a reforma da previdência seja promulgada antes desta data, como ficará a minha situação para me aposentar?
    Obrigado.
    Sergio.

    1. Quase certo de que vai ter o tempo completo de 35 anos antes da assinatura da nova lei.
      Mesmo saindo a nova lei antes, só terá que pagar 30% a mais do tempo que falta.
      Faltando 5 meses, vai pagar apenas 1 mês a mais.

  41. Estou inscrita no inss desde 1988, atualmente tenha 47 anos e 28 anos e 7 meses de contribuição, poderia dar inicio a minha aposentadoria proporcional ou qualquer tipo de aposentadoria?
    Desde já agradeço.

  42. ola ,gostaria de saber se poderei me aposentar e como eu faço ,pois eu só consegui contribuir 1 ano na carteira ,,os outros trabalhos foram sem carteira assinada e nao tenho como comprovar apesar de que nao foi trabalho de zona rural ,obrigado .

  43. Estou inscrita no inss desde 88, tenho 47 anos e já contribuí por 29 anos, por se mulher posso dar entrada na minha aposentadoria proporcional ou qualquer tipo de aposentadoria ou Terei que esperar fazer 48 anos?

  44. Minha sogra tem 70 anos de idade e ela contribuiu 13 anos para o inss, ela tem direito a algum benefício do inss ou mesmo a aposentadoria?

  45. boa tarde,

    tenho 29 anos e 5 meses de contribuição e 48 anos e 5 meses de idade. se a nova regra for aprovada antes de eu completar 30 anos, como fica a minha aposentadoria??

  46. Boa tarde! Já agendei a aposentadoria, marcaram para novembro. Já atingi a fórmula 95 este mês (homem, 35 e meio de contribuição, 59 anos e meio de idade). Ainda tenho uma dúvida: para conseguir a aposentadoria INTEGRAL MESMO, SEM o fator previdenciário, é melhor esperar a idade de 60 anos (em dezembro)? Ou se já atingi a fórmula 95 já escapo do fator? É melhor continuar pagando até novembro ou já posso parar? Agradeço o retorno.

    1. Somando as contribuições e a idade chega em 95? – Neste caso pode parar de pagar o INSS.
      O valor integral que vai pegar será o valor da média de suas contribuições somados a partir de 1994 até agora.
      Caso não tenha certeza de que tem o tempo completo, é melhor continuar pagando para que não falte nada na hora do INSS fazer a soma.

  47. Perdi minha carteira trabalho do primeiro com os dados do meu primeiro emprego de 1986 a 1987 (9 meses) e a empresa fechou. Qual outro documento poderá ser usado para dar a entrada na aposentadoria. No CNIS existe os dados da empresa citada acima, mas como extemporaneo. Em dezembro fiz 30 anos de contribuição, sou mulher.

    1. Serve a rescisão de contrato. Veja no INSS se eles tem registrado no sistema as contribuição que poderão considerar mesmo sem ter a carteira.

    1. Terá que completar os 35 anos de contribuição, mas nada impede que entre já com o pedido de aposentadoria. O INSS irá fazer o levantamento do tempo e informar quantos meses faltam.

  48. Completando a pergunta do dia 19/06 e sua resposta do dia 22/06, pelas minhas contas chega a 95 sim, mas no INSS não consta meu tempo de CTPS de 1976 a 1979 e uns carnês de 1981 a 1985 (vou apresentar tudo lá no dia que agendaram em novembro). Então não existe mesmo fator previdenciário para quem atingiu o 95? Foi a atendente do INSS que falou que tinha sim. Obrigado.

  49. Bom dia
    Trabalhei na área de vigilância tenho 21 anos de carteira assinada porém já tenho 6 PPPs de diversas Empresa que trabalhei fiz a simulação já passa os 25 anos será que consigo mim aposentar?

    1. Peça uma contagem de tempo ao INSS e assim irá saber exatamente como está suas contribuições. Caso constatem que o tempo deu, será aposentado.

    1. Só poderá se aposentar por tempo der serviço completando os 30 anos de contribuição.
      Completando 60 anos de idade poderá se aposentar por idade.

  50. Senhores: Gostaria de alguns esclarecimentos tais como:
    a) Tenho 56 anos 5 meses e 12 dias
    b) Tenho 28 anos 6 meses e 14 dias de contribuição
    c) Salário próximo a R$ 2.200,00
    d) Já posso requerer minha aposentadoria INTEGRAL OU PROPORCIONAL ?
    e) Se positivo em quanto ficaria a minha aposentadoria?
    f) Algum outro esclarecimento que possa orienta-me do que poderia fazer ? Obrigado desde já.

    1. Para pedir sua aposentadoria terá que ter 30 anos de contribuição.
      O valor da aposentadoria vai depender da média de todas as suas contribuições a partir de 1994 até agora.

  51. Sempre paguei o inss como autônomo, já paguei um total de 31anos como autónomo, como eu sempre paguei como autônomo, poderia pagar os 4 anos anterior a esse período e já pedir a minha aposentadoria? Agradeço pela resposta.

  52. Boa tarde!

    Gostaria de saber se como empresaria,eu poderia contribuir para tras em meses que eu contribui sobre um salario mínimo para aumentar a minha media,complementando esses meses de contribuição para o valor do topo?E como contribuinte individual?Contribui uma parte do período como empresaria e outra parte,sob o mesmo nit,mas como CI.Obgda!

  53. BOM DIA
    SOU FUNCIONÁRIO PÚBLICO MUNICIPAL, TENHO 52 ANOS DE IDADE, CONTRIBUI 01 ANO COM O INSS E FAZ 35 ANOS QUE ESTOU CONTRIBUINDO COM O REGIME PRÓPRIO DA PREVIDÊNCIA DA MINHA CIDADE DE PALMEIRA – PR.. VOCÊS PODEM ME INFORMAR COM QUE IDADE EU POSSO ME APOSENTAR?

  54. Meu Pai tem 54 anos de idade e 29 anos e 9 meses de contribuição ( conforme a carta de memória de cálculo expedida pelo INSS). Antes de 1998 ele já tinha 23 anos de contribuição pelo antigo Banespa. Gostaria de saber se pagando 3 meses que faltam do INSS poderia entrar com pedido da aposentadoria proporcional. Atualmente ele está desempregado tem trombose venosa profunda. Aguardo retorno obrigada.

  55. Olá
    , gostaria de saber se posso me aposentar, comecei a trabalhar 01.12.1988, como aux de escritório, em 02.05.202, como Auxiliar de Enfermagem e , 01.03.2003, como Tec de Enfermagem, sendo que continuo nesta atividade até hoje, tenho 50 anos completos em 27.03.2017, estive de atestado por 2x, após 15 anos de contribuição, por um período aproximado de 2.5 anos, devo desconsiderar esse período para me aposentar? Obrigada pela atenção, tenha um bom dia.

  56. Boa noite! Tenho 51 anos idade e 35 de contribuicao, pela regra 85 95 completaria o tempo em fevereiro de 2023, gostaria de saber pela regras transicao da Pec 287, homen 55 poderei aposentar em 2021 quando completarei 55 anos de idade, ou terei que atingir a idade minima 2023 que sera 57 anos …

  57. Tenho 47 anos e 6 meses e trabalho em regime de inss desde 1986, ou seja, já tenho 31 anos pagos. Trabalhei 10 anos em uma empresa e sou professora há 21 anos e meio. Gostaria de saber se posso dar entrada a aposentadoria por tempo de contribuição e qual seria o desconto em valores. Contribuo para o inss nas duas escolas que trabalho, e os valores ultrapassam o teto de 5.500,00. Vc poderia me posicionar sobre o desconto que teria ao me aposentar com esta idade? Agendei no inss para final de setembro. Obrigada, no aguardo.

  58. Tenho 62 anos e sou aposentada pelo Instituto de Previdência do meu município. Contribuo com o INSS como contribuinte Individual há 10 anos. Quando completar 15 anos de contribuição, poderei requerer aposentadoria? Poderei ter duas aposentadorias?

  59. Marcos 46 anos de idade, 47 anos no mês de dezembro, não tenho certeza mas de contribuição de 22 a 28 ou 30 de contribuição e dentro desses anos tem uma empresa com 3,6 de insalubridade como funcionário publico com uma das mais auto salário do que as outras atualmente, quais são as chaces de se aposentar , ou o que pode mudar com a nova mudança.

  60. fiz uma pesquisa em 05 de agosto 2016 tenho 36 anos de contribuição 3 tres meses com 14 dias sendo que dia 26 de dezembro de 2016 farei 56 anos , comei a contribuir novamente em agosto de 2016 e continua a pagar ate agost de 2017 sendo que farei 57 em dezembro 2017 ,
    qual mes atingirei os 95 em 2018 ,
    atenciosamente
    Ruberval

  61. continuação , vou continuar a contribuir ate atingir a regra 95 , pergunto em dezembro 2017 farei 37 anos posso agendar apos fazer 57 anos pois sei que irao marcar para uns quatro meses depois e continuar a contribuir e quando for ao inss pedir para trocar a data para ganhar tempo ,
    abraços
    ruberval

    1. O INSS usa a data de protocola como início de sua aposentadoria. Depois disso não contam mais.
      Por isso, é bom tem corretamente o tempo completo para entrar com o pedido de sua aposentadoria.

  62. Ola
    Tenho 49 anos, e 33 de contribuição, sendo 3,5 anos em uma empresa com insalubridade.
    Posso dar entrada, aguardo o que seria melhor neste momento.
    Pago a previdência acima do teto!

    At

    1. Pode solicitar ao INSS uma contagem de tempo de contribuição e assim vai saber se eles tem registrado o seu tempo de insalubridade.
      Quanto a pagar acima do teto, do mesmo jeito vai ser usado a tabela do fator previdenciário e sua aposentadoria irá ficar entre 60 e 70% da média das contribuições.

  63. Tenho 62 anos e sou aposentada pela Prefeitura do meu município (RPPS – Regime Estatutário). Recolho INSS há 10 anos como contribuinte Individual (código 1163). Posso requerer aposentadoria quando completar 15 anos de recolhimento? Terei direito a duas aposentadorias?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *